Mais Conteúdo, Menos Formatação - LaTeX

Bom, aqui estou enviando algumas informações sobre o mundo acadêmico para aqueles que, como eu, tem muita preguiça de formatar seus textos.

Existe um formatador automático que, para usá-lo, você precisa apenas entender como escrever seu texto dentro do código que, após compilado (rodar o latex), é retornado um PDF na formatação "Abnt" ou qualquer outra formatação do mundo.


As vantagens disso? Bom, se você escrever sua dissertação, artigo, monografia, entre outros trabalhos e, se esse trabalho for de boa qualidade, é só inserir o padrão que você quer formata-lo para enviar a qualquer lugar do mundo. Sem ter que reformatar tudo novamente.

Ficou vago, ainda não entendeu, vamos exemplificar?
Imagine que hoje você terminou o texto de sua monografia, dissertação ou tese. Então, chegou o seu orientador e disse apenas pra você deixar no padrão ABNT e entregar a Secretaria da instituição que você está se graduando. O Porém da história é que a ABNT tem muitos padrões de formatações, e não que seja impossível, mas, é bem difícil ficar lembrando de todos os padrões e também é bem chato colocar este padrão utilizando o Microsoft Word em umas 100 páginas... Folhas de Rosto, quebra de página para numeração, tem espaçamento, não tem, tem 3cm e 4cm de cada lado da página, que lado...

Se estivesse utilizando Latex, seria necessário apenas você colocar no inícios do código.

\documentclass{abnt}

E pronto, o pacote que você salvou no diretório Latex irá formatar tudo no padrão abnt. :o)

Outro detalhe, o Latex também gera várias outras coisas como currículo e apresentações... No formato e código que você encontra em rápidas pesquisas no google.

Um link bem legal é o do Diego Queiroz com dicas sobre possíveis curiosidades que você tenha sobre esse assunto, sem falar no link de Como instalar no Mac do ilustre Metamorfuzzy e do Modelo de Dissertação do Rui Gustavo Crespo.

Uma outra ferramenta que parece ser interessante é a utilizada pelo Diego Queiroz chamada LyX.

Pra quem quiser saber mais sobre o Latex na Abnt, clique aqui. E se você é como eu que utiliza Unix favor também acessar este link.

Abraço, deixe-me voltar pra Dissertação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Udemy Question

IELTS Writing - Task 2